Quem somos nós?
O acervo
A plataforma Cultne foi criada em 2009, a partir dos acervos de Enúgbárijo Comunicações de Ras Adauto e Vik Birkbeck e CP - Cor da Pele Produções de Filó Filho e Carlos Medeiros. A produção conjunta dessas duas produtoras chegam a mais de dois mil horas de vídeo, envolvendo manifestações culturais, políticas e sociais da população negra no Rio de Janeiro. O objetivo principal era convergir todos os documentos audiovisuais disponíveis, de relevância cultural popular, em especial a afro-brasileira, de modo a refletir para a população como um todo a magnitude da rica diversidade de expressões artísticas e intelectuais do segmento afrodescendente, que hoje representa a ampla maioria do povo brasileiro. Atualmente, grande parte deste material inédito, assim como audiovisuais de outras fontes autorais relevantes necessitam ser digitalizados, garantindo sua perpetuação e a distribuição em redes.
O canal Cultne na plataforma Youtube, lançado em março de 2009 reúne mais de 3 mil vídeos, tornando-se o maior acervo digital de cultura negra da América Latina, e o seu desenvolvimento vem se refletindo positivamente na autoestima da população negra que se vê representada com um expressivo conteúdo cultural. Além dos arquivos históricos, CULTNE hospeda novas e incessantes produções em vídeo da cultura negra brasileira. Saiba mais
O Instituto
O Instituto Cultne é uma organização sem fins lucrativos dedicada à Memória e História da População Negra tendo como base o seu extenso acervo de cultura e produção intelectual negra criado a partir de 1980. Seus pilares de atuação são nas áreas da Memória e História Pública, Cultura, Educação e Comunicação.
O conjunto de ações está conectado a processos que foram potencializados pela alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei n. 9394/1996), que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, bem como pelas políticas de ação afirmativa de acesso de estudantes negras/os às universidades públicas e privadas do país. Assim, o Acervo Cultne atua na formação da ampla consciência acerca da defesa do direito à memória e à história antirracista no Brasil.
A produção e a preservação de acervos audiovisuais de cultura e lutas negras nos últimos 40 anos, associadas ao diálogo com intelectuais, ativistas e acadêmicos/as, em especial com historiadoras/es negras/os, tem resultado no desenvolvimento de uma experiência única e pioneira de História Pública na sociedade brasileira.